Ricardo Noblat (Metrópoles) – Foi tudo de caso pensado: o ataque sujo, covarde, nojento do ex-deputado Roberto Jefferson, presidente do PTB e aliado de Bolsonaro, à honra da ministra Cármen Lúcia; e a nova prisão dele, que a Justiça se veria forçada a decretar, como decretou.
O que não estava no script, escrito a quatro mãos por Jefferson e Bolsonaro: os tiros e as granadas lançadas pelo ex-deputado na direção dos agentes da Polícia Federal que foram prendê-lo. Jefferson, canastrão como sempre, exagerou no seu papel.
Estilhaços das granadas feriram dois agentes, um deles uma mulher, e atingiram gravemente o plano de Bolsonaro de se reeleger no próximo domingo. Concordo: com granadas ou não, é difícil que um bolsonarista radical deixe de votar em Bolsonaro.
Mas bolsonaristas moderados e com vergonha na cara, se é que existem; eleitores de Simone Tebet (MDB) e de Ciro Gomes (PDT) que migraram para Bolsonaro ainda no primeiro turno; e os chamados indecisos que cogitam votar nele podem recuar.
A pesquisa Ipec, a ser divulgada hoje, não vai registrar os efeitos do que teria sido uma farsa se não tivesse acabado como mais uma prova de que o bolsonarismo mata; ou deixa que morram os que tiverem de morrer (lembre-se da pandemia da Covid-19).
Os trackings que poluem a campanha (pesquisas diárias feitas por telefone para consumo interno de partidos, bancos e empresas) devem captar eventuais alterações no panorama; pesquisas a serem divulgadas a partir desta quarta-feira, certamente.
“As consequências vêm depois”, ensinou o jornalista gaúcho Aparício Torelly, o “Barão de Itararé”, que com esse pseudônimo tornou-se famoso no Rio de Janeiro dos anos 1950. A peça foi escrita para que suas consequências favorecessem Bolsonaro.
De alguma maneira, ela beneficiaria também Jefferson, um político que só brilhou na vida ao meter-se em escândalos; foi da tropa de choque de Fernando Collor, derrubado por corrupção; e mensaleiro do PT, condenado e preso por corrupção.
Jefferson cumpria prisão domiciliar por ataques à democracia e ao Supremo. Ofereceu-se para ajudar Bolsonaro na reta final de campanha voltando a atacar o tribunal na pessoa da ministra. Assim, alimentaria o discurso de Bolsonaro contra a justiça.
Fez sua parte, e Bolsonaro a dele, que era calar-se e desconhecer o que Jefferson havia dito. Mas o barulho dos tiros e das granadas obrigou Bolsonaro a se pronunciar: repudiou o ataque à ministra e solidarizou-se com ela depois de um silêncio de 48 horas.
VEJA TAMBÉM:
Pensou que bastaria. Então, acionou o ministro da Justiça para que negociasse a rendição de Jefferson. Finalmente, ao dar-se conta do tamanho da estaca com a qual seria empalado, mentiu, que é só o que lhe ocorre ao ver-se em apuros.
Bolsonaro fez um segundo pronunciamento. Disse que o ministro o informou que Jefferson fora preso. E chamou de “bandido” o comportamento do ex-deputado. Enfim, entregou-o às feras para salvar-se. Quantos auxiliares Bolsonaro já não entregou até hoje…
Será suficiente? É o que veremos daqui a seis dias.
23.10.2022 | PF vai até à casa de Roberto Jefferson pic.twitter.com/1DaodzEdfv
— Rute Moraes (@rutemoraesruth1) October 23, 2022
Mas olha aí o “padre Kélvin” indo “abençoar” seu amigo terrorista Roberto Jéfferson pic.twitter.com/iCbiEPftEI
— Sérgio A J Barretto (@SergioAJBarrett) October 23, 2022
Exato momento da agressão do Bolsonarista a equipe da Tv Globo .🇧🇷 pic.twitter.com/4cqJpr5Eof
— Frota 77🇧🇷 (@77_frota) October 23, 2022
URGENTE!!! Qual o nome disso???
Não temos alcance e não podemos marcar pessoas pra não perder engajamento, nesse caso vamos compartilhar ao máximo? pic.twitter.com/QuQwiON0dM— Anderson Braga (@Braga2005) October 24, 2022
*** Informações com ➡ METRÓLES
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:
➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui
➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Entretenimento – Clique Aqui
SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂