O indígena bolsonarista José Acácio Serere Xavante teve sua prisão determinada por Alexandre de Moraes depois que o ministro atendeu a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). De acordo com a decisão, ele participou de diversos atos golpistas em Brasília, entre eles em frente ao Congresso Nacional e no hotel onde estão hospedados Lula e Geraldo Alckmin.
Segundo Moraes, Serere Xavante também convocou manifestantes armados para impedir a diplomação do presidente eleito e seu vice.
O indígena José Acácio Serere Xavante foi preso há cerca de 20 anos por tráfico de drogas, quando se converteu ao protestantismo e se tornou pastor evangélico. Ele é da terra indígena Parabubure e não é cacique tradicional. É casado com uma mulher não indígena.
Natural de Poxoreu, em Mato Grosso, Serere Xavante é filiado ao Patriotas. Ele foi candidato a prefeito de Campinápolis, município situado a 658 quilômetros de Cuiabá. Ele teve apenas 689 votos e não foi eleito. Nas redes sociais, o Serere Xavante se apresenta como pastor e missionário da Associação Indígena Bruno Ômore Dumhiwê.
A organização territorial e social dos Xavante, com população estimada em 27 mil pessoas, está distribuída em 9 terras indígenas e não há um cacique geral. Cada terra indígena Xavante é composta por seus aldeamentos e consequentemente cada aldeia tem seus líderes, caciques, de acordo com a organização social do povo, dividido em clãs e grupos etários definidos.
VEJA TAMBÉM:
➡ Flávio Dino critica omissão do governo federal após vandalismo de bolsonaristas em Brasília
** Fonte pesquisa DCM sobre o cacique – Click Aqui
*** Informações com ➡ REVISTA FORUM
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:
➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui
➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Entretenimento – Clique Aqui
SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂