A Polícia Federal cumpriu nesta manhã de sábado (14/01/2023) o mandato de prisão preventiva contra o ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres.
Acusado de omissão e conivência que teriam facilitado os ataques de bolsonaristas radicais às sedes dos Três Poderes no domingo, o ex-ministro chegou ao Aeroporto Internacional de Brasília pouco antes das 8h deste sábado (14).
Torres estava em Orlando, nos Estados Unidos, mesma cidade onde se encontra o ex-presidente Jair Bolsonaro, muito próximo do ex-ministro. Assim que o avião pousou em Brasília (DF), Torres foi conduzido por policiais federais e deixou o aeroporto de maneira discreta.
Conforme a PF, Torres já foi encaminhado para a custódia, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, e chancelada pela maioria do plenário da corte, o pedido de prisão de Torres ocorreu após o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, apontar “as diversas omissões, em tese dolosas, praticadas pelos responsáveis pela segurança pública no Distrito Federal e que contribuíram para a prática dos atos terroristas” de 8 de janeiro na capital federal.
Ao cumprir mandado de busca e apreensão na casa do ex-ministro no âmbito da decisão de Moraes, a Polícia Federal encontrou em um armário uma minuta de decreto para instaurar um “estado de defesa” na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de forma a abrir caminho para mudar o resultado da eleição do ano passado, em que Bolsonaro foi derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo Torres, o documento foi “vazado fora de contexto” após ser apanhado quando ele não estava em sua residência, e provavelmente integrava pilha de papéis para descarte. “Tudo seria levado para ser triturado oportunamente”, afirmou o ex-ministro em postagem no Twitter.
VEJA TAMBÉM:
➡ Nas “barbas da Justiça”: Suposto líder de ato terrorista vai a ginásio de presos da PF e prega golpe
➡ Deputado Cearense André Fernandes convocou pessoas para ato que terminou em terrorismo em Brasília
Notícia urgente!!
Chega do ex-ministro Anderson Torres. Polícia já aguardando para prisão. pic.twitter.com/ilW4uQ77DB— Radialista Afrânio Soares (@afranioasoares) January 14, 2023
URGENTE! 🚨
Anderson Torres sendo acompanhado pela polícia no aeroporto dos EUA a caminho do Brasil. O próximo vocês já sabem quem é. ⛓️💣 pic.twitter.com/TqAiatA466
— Prof. Diógenes de Sinope (Rafael )Brasil (@RafaelD12266558) January 14, 2023
*** Informações com ➡ Reuters via Revista IstoÉ
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.ATENÇÃO:
➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui ➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Entretenimento – Clique Aqui SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂