A Polícia Federal cumpriu hoje, terça-feira (07/02/2023) quatro mandados de prisão na 5ª fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos golpistas de 8 de janeiro.
O ex-chefe do Departamento Operacional da Polícia Militar do DF, coronel Jorge Eduardo Naime Barreto, foi um dos detidos.
Os outros três são o tenente Rafael Pereira Martins, o capitão Josiel Pereira César, ajudante de ordens do comando-geral da PM-DF, e o major Flávio Silvestre de Alencar, que apareceu em imagens liberando acesso para que os invasores entrassem no prédio do STF.
Os mandados foram expedidos pelo STF (Supremo Tribunal Federal). A operação mira os suspeitos por omissão antes e durante as invasões nas sedes dos três poderes.
Segundo a corporação, foram cumpridos:
➡ 3 mandados de prisão temporária;
➡ 1 mandado de prisão preventiva;
➡ 6 mandados de busca e apreensão.
A corregedoria da Polícia Militar do DF também acompanhou os mandados.
Ex-comandante da PM estava de folga no 8 de janeiro –
Barreto atuava como comandante da PM do DF na ocasião do 8 de janeiro, mas havia pedido dispensa entre os dias 3 e 8 daquele mês, segundo documentos obtidos pelo site Metrópoles.
O último dia de folga dele, portanto, coincidiu com a data dos ataques à Praça dos Três Poderes, em Brasília, quando bolsonaristas invadiram e destruíram os prédios, obras de arte, além de furtar armas e outros objetos.
Já foram cumpridos 16 mandados de prisão preventiva e 31 de busca e apreensão desde o início da Operação Lesa Pátria, que teve sua primeira fase deflagrada em 20 de janeiro
Os crimes investigados são:
➡ abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
➡ golpe de Estado;
➡ dano qualificado;
➡ associação criminosa;
➡ incitação ao crime;
➡ destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
O ministro Flávio Dino (Justiça) se manifestou sobre a operação de hoje da PF em publicação no Twitter.
Polícia Federal segue fazendo trabalho de investigação dos fatos ocorridos no dia 8 de janeiro. As apurações estão sendo entregues ao Poder Judiciário e ao Ministério Público, para as providências cabíveis.
O Estado de Direito tem o dever de se proteger contra seus “homicidas”— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) February 7, 2023
VEJA TAMBÉM:
➡ Nas “barbas da Justiça”: Suposto líder de ato terrorista vai a ginásio de presos da PF e prega golpe
*** Informações com ➡ UOL
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.ATENÇÃO:
➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui ➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Entretenimento – Clique Aqui SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂