Lira promete ir à Justiça contra pressão ‘desumana e mentirosa’ das big tech contra o PL das Fake News

POLÍTICA

Um dia após o adiamento da votação do PL das Fake News, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), afirmou que deve ir à Justiça contra as big techs pela pressão “desumana e mentirosa” sobre o texto do projeto que cria mecanismos de combate à desinformação. A declaração foi concedida à GloboNews nesta quarta-feira 3.

“Defender o seu pleito, tranquilo, mas usar os seus instrumentos para impulsionar ou atrapalhar ou cercear que a outra parte se movimente e se mobilize [não é aceitável]”, pontuou. ”

De acordo com o deputado alagoano, a presidência da Câmara recebeu inúmeras denúncias em que parlamentares relatam ameaças de violência física às vésperas da votação do texto.

“Estamos angariando todas as informações, já pedimos à advocacia da Câmara, e já pedimos ao corpo técnico da Câmara para em detrimento do que politicamente os deputados pensam, as big techs ultrapassaram todos os limites da prudência. A Câmara vai agir”, acrescentou.

As declarações de Lira acontecem em meio à ofensiva do Ministério da Segurança Pública e do Supremo Tribunal Federal contra gigantes da comunicação, como o Google e a Meta, responsável pela manutenção do Facebook e Instagram, contudo, o texto foi tirado da pauta e deve ser votado em duas semanas.

“É um clima complicado. As discussões dizem respeito a tudo, menos ao texto. Todos os gestos foram feitos, mas ontem o assunto estava tenso e tumultuado e não havia condições sobre o que o texto representa”, acrescenta,

Na terça-feira, o ministro Alexandre de Moraes mandou a PF colher o depoimento dos diretores das big techs no País. Além disso, o magistrado ainda determinou a remoção de conteúdos promovidos contra o texto e com alusão à violência e ao terrorismo.

A expectativa era que o plenário da Câmara votasse o PL na noite de terça-feira. Por falta de acordo nas bancadas, a proposta foi adiada. “Pedimos á pedimos à advocacia da Câmara, e já pedimos ao corpo técnico da Câmara para em detrimento do que politicamente os deputados pensam, as big techs ultrapassaram todos os limites da prudência”, pontou.

*** Informações com ➡ Carta Capital

Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso.
Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.
Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:

➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui

➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui

SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂

➡ Lembre-se: “Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência e construí-la pelo trabalho.” (Edson Queiroz)