Município de Ipu está com uma grande incidência de casos da conhecida doença “Virose da Mosca”.

PLANTÃO DA REDAÇÃO/IPU

O Município de Ipu está com uma grande incidência da já conhecida “Virose da mosca”, uma doença sazonal desencadeada pela mudança de clima com a chegada da quadra invernosa em nosso município; várias pessoas estão procurando as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e até a Emergência do Hospital Municipal Dr. José Evangelista de Oliveira com todos os sintomas da doença.

Doenças sazonais são aquelas desencadeadas em uma estação específica do ano. As diferenças na temperatura e as diferenciações na umidade relativa do ar favorecem o desenvolvimento de algumas disfunções e complicam o processo de cura, devido aos hábitos que as pessoas mantêm em função da mudança climática

A “Virose da Mosca” – Conhecida cientificamente como Doença Diarréica Aguda (DDA) ou Gastroenterite Aguda, a virose da mosca ganhou este nome devido ao crescente aparecimento de moscas no período chuvoso do ano. Estas, pousam em áreas contaminadas e depois em alimentos, podendo transportar microrganismos que levam doenças para dentro de sua casa.

Devido seu hábito de transitar por diversos tipos de matéria orgânica (lixo, fezes, cadáveres) acabam transportando em suas pernas inúmeros tipos de patógenos, como vírus, bactérias, protozoários e ovos de helmintos (verminoses), sendo potenciais vetores na transmissão de doenças, especialmente diarreias e desconfortos intestinais.

A virose da mosca não é transmitida apenas por este inseto. A transmissão ocorre principalmente por meio da contaminação de alimentos e água, o que pode acontecer através das mãos da própria pessoa ou de outras ou de insetos que transportem os microrganismos.

Seus principais sintomas são: Diarréia, febre, náusea, cólicas abdominais, inchaço, vômito, sangue nas fezes e desidratação em casos mais graves.

Cuidados preventivos são eficazes para que a enfermidade seja evitada, como o acondicionamento adequado do lixo, mantendo-o sempre em sacos fechados e descartando-os apenas no dia e horário do caminhão de coleta. As lixeiras também devem ser lavadas após a retirada do lixo, pois podem conter ovos ou larvas. Deve-se evitar o acúmulo de qualquer resíduo orgânico, como adubos na superfície da terra e restos de alimentos.

Ao persistirem os sintomas, não hesitem em procurar a Unidade Básica de Saúde da sua localidade.

*** Informações com 👉 Dados do Ministério da Saúde
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.
Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008 e TIM (88) 9.9736-3674.
ATENÇÃO:
** SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui
** CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Entretenimento – Clique Aqui