Em audiência na Comissão Mista de Orçamento da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (4), a ministra do Planejamento, Simone Tebet, fez cair por terra as fake news divulgadas em reportagem do jornal O Estado de São Paulo sobre um empréstimo à Argentina.
Segundo a matéria em questão, assinada pela jornalista Vera Rosa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria atuado diretamente para emprestar US$ 1 bilhão à Argentina com o objetivo de ajudar o ministro da Economia e candidato peronista à presidência, Sergio Massa, e impedir a vitória do extremista de direita Javier Milei.
Mais cedo, em entrevista à CNN, a ministra já havia desmentido a informação do jornal de que teria recebido um telefonema de Lula no qual o presidente teria pedido para que ela liberasse o empréstimo à Argentina através da Comunidade Andina de Fomento (CAF), também conhecida como Banco de Desenvolvimento da América Latina. Tebet é a governadora brasileira no banco multilateral.
Questionada sobre o assunto na comissão da Câmara, Simone Tebet, em menos de 2 minutos, desmentiu ponto a ponto da reportagem. De acordo com o Estadão, Lula teria atuado diretamente para conceder o empréstimo à Argentina, mas isso não é verdade. A liberação do valor foi aprovada em 28 de julho pelos países que compõem o banco com 19 votos dos 21 possíveis, para além do voto brasileiro.
“O presidente Lula não me ligou, não entrou em contato comigo. O que é natural, eu sou governadora desses bancos e eu simplesmente voto num banco que não é brasileiro, cujo dinheiro não é do Brasil. Nós temos 8% de participação, mas não é dinheiro, e a CAF se reúne exatamente com um banco para ajudar os países da América Latina. Minha secretária, por minha determinação, foi autorizada a votar favoravelmente como 20 dos 21 países votaram favoravelmente. Todos os países que fazem parte da CAF, deste banco que não é nosso, não tem dinheiro federal brasileiro lá, não estamos tirando dinheiro do Brasil para colocar lá, e temporariamente, e portanto, nós aprovamos. Tanto é verdade que a Argentina já pagou o banco”, pontuou Tebet.
Ministra Simone Tebet desmentindo a FAKE NEWS DO ESTADÃO e esclarecendo tudo sobre o empréstimo do CAF para Argentina.
Os recursos do CAF NÃO TEM ORIGEM NO GOVERNO FEDERAL.pic.twitter.com/bQ6LmyaK50
— Lázaro Rosa 🇧🇷 (@lazarorosa25) October 4, 2023
*** Informações com ➡ Revista Fórum
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.
Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:
➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui
➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui
SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂