A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) conseguiu identificar os nomes de cerca de metade dos 1,8 mil números de telefone cuja geolocalização foi monitorada por meio do programa First Mile. O trabalho foi feito pelo Departamento de Operações da agência a pedido da Polícia Federal (PF).
A relação entre PF e Abin se tensiona há meses. Um dos atritos entre as duas corporações na investigação veio após a agência dizer que seria preciso quebrar o sigilo das linhas telefônicas para descobrir os titulares dos números monitorados. Investigadores da PF suspeitam que a agência sabia quem eram as pessoas monitoradas pelo sistema e se recusava a informar.
Na Abin, agentes negam que essa lista exista e dizem que os monitoramentos eram feitos caso a caso, inserindo o número de telefone no sistema para obter os dados de geolocalização. Ou seja, não haveria, segundo esta versão, um registro completo de quem são os titulares das linhas.
A lista de nomes a que a agência conseguiu chegar após ser acionada pela PF inclui políticos, jornalistas, advogados e até professores universitários vistos como opositores de Jair Bolsonaro, como já mostrou a coluna. Houve um uso intenso do programa em áreas nobres do Rio de Janeiro e de Brasília e durante as eleições de 2020.
Segundo integrantes da agência ouvidos pela coluna, todas as informações disponíveis foram repassadas à PF. Já os policiais dizem que a agência se recusou a colaborar, não respondeu todos os ofícios enviados e, em alguns casos, só enviou respostas após ordem do Supremo Tribunal Federal (STF).
Essa limpeza, de acordo com quem estava familiarizado com o sistema, não apagou os rastros dos alvos de monitoramento porque essas informações se encontram no servidor do First Mile, da empresa Cognyte, e não nos computadores da Abin.
Novamente, na agência, essa versão é disputada. Agentes da Abin afirmam que a PF descobriu, de fato, um histórico com cerca de 33 mil “logs”, mas que houve apenas 1,8 mil números pesquisados e que nada foi apagado. Portanto, cada log, segundo os agentes ouvidos pela coluna, não corresponderia necessariamente à pesquisa de um número diferente, mas sim a cada comando que foi dado ao software.
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.
Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:
➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui
➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui
SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂