De acordo com o Inmet, fenômeno meteorológico deve trazer fortes chuvas para o Ceará nesta semana

NOTÍCIAS DO CEARÁ Uncategorized

Com o avanço de uma frente fria pelo Brasil, a semana deve ser de tempo instável temperaturas mais amenas. O fenômeno, que causou chuvas ao longo do fim de semana no Sudeste, segue para interior do país, causando temporais no Centro-Oeste e no sul do Nordeste.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a partir desta segunda-feira (22), os maiores volumes de chuva devem se concentrar entre o Espírito Santo, sul da Bahia, centro-norte de Minas Gerais e Distrito Federal.

Outro fenômeno meteorológico também deve trazer fortes chuvas para o Nordeste ao longo da semana: a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Com a atuação desse sistema, praticamente todo o Nordeste deve registrar chuva volumosa nesta semana. Os acumulados podem ser superiores a 100 milímetros e as tempestades podem ser acompanhadas de descargas elétricas e fortes rajadas de ventos.

Os temporais devem ser mais intensos nos estados da BahiaPiauí e Ceará. A chuva vai mudar o cenário de tempo quente e seco registrado na semana anterior, contribuindo também para o aumento na umidade do solo.

Além da ZCIT, outro sistema metereológico pode ser formar ao longo da semana, contribuindo para a permanência do tempo instável: a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZACS).

👉 Contextualização: segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZACS) se caracteriza por ser uma faixa extensa de nuvens, que normalmente se estende do Norte ao Sudeste do país. Esse sistema é responsável por trazer instabilidade, além de volumes consideráveis de chuva.

O sistema deve começar a se formar na terça-feira (23), mas seus efeitos serão sentidos somente a partir de quarta (24).

Com a zona, áreas do sudeste do Amazonas, sul do Pará, norte de Mato Grosso e Tocantins, norte de Goiás, sul e oeste da Bahia, norte de Minas e do Espírito Santo, voltam a receber chuva persistente, que pode se estender até o início da próxima semana.

Temperaturas mais amenas

Além das chuvas que devem atingir boa parte do Brasil, a frente fria deve amenizar as temperaturas ao longo desta semana.

No Sudeste, por exemplo, onde a maioria das capitais registrou máximas próximas aos 35°C na semana anterior, a temperatura não deve passar dos 30°C.

O mesmo deve acontecer nas capitais do Centro-Oeste e do Nordeste. As máximas que superaram os 36°C devem ficar mais próximas dos 30°C.

No Sul, Paraná e Rio Grande do Sul também devem registrar temperaturas mais amenas, na casa dos 27°C. Já Santa Catarina, que estava com termômetros beirando o 20°C nos últimos dias, pode registrar máximas de até 30°C.

Na região Norte, a expectativa é que as temperaturas fiquem próximas ao que foi observado na semana anterior, por volta dos 35°C.

*** Informações com ➡ G1

Atenção!!! Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área medindo 10 de fundo por 2,35 de largura. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração de Ipu – Valor R$ 500,00 – Ligar via WhatsApp para: (88) 9.96889007 e (88) 9. 9736-3674.

Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.
Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:

➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui
➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui
SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂

➡ Lembre-se: “Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência e construí-la pelo trabalho.” (Edson Queiroz)