Pelo menos 3 pessoas morreram no RJ durante a tempestade da noite desta quarta-feira (21). Foram 2 mortes em Japeri, na Baixada Fluminense, e 1 em Barra do Piraí, no Sul Fluminense.
As vítimas de Japeri estavam em casa, em Engenheiro Pedreira e na Chacrinha, quando barreiras caíram.
Na manhã desta quinta-feira (22), regiões da Baixada ainda estavam alagadas.
Bebê morto em Engenheiro Pedreira
Em Engenheiro Pedreira, um imóvel na Vila Carmelita foi reduzido a escombros depois que parte de um morro veio abaixo. Um menino, Calebe Jefferson Veloso Costa, de 2 anos, foi encontrado sem vida. A irmã gêmea dele foi salva.
Moradores contaram que durante a noite a parte mais baixa da Rua Mocambo alagou. Para sair da enchente, Cristiane e o marido trouxeram os 5 filhos para a casa do cunhado dela, na parte alta.
Quando o casal saiu do imóvel para socorrer a mãe de Cristiane, um deslizamento de terra atingiu a casa. O imóvel desabou e os dois filhos pequenos, Jade e Calebe, ficaram soterrados. Vizinhos tiraram destroços e muito barro, mas o menino foi encontrado sem vida.
Avô do pequeno Calebe, Carlos contou que a tragédia poderia ser ainda maior (veja abaixo).
“Eu tenho muito a agradecer a Deus, porque antes de cair aqui, caiu uma parede na minha casa. Eu reuni a família toda para vir para cá, e seriam 10 pessoas aqui dentro. Quando chegamos aqui, o fato tinha acontecido, o povo já estava cavando na unha”, relatou.
Avô de menino morto em Japeri fala sobre o resgate
“Com muita luta, conseguimos tirar a menina [Jade], mas infelizmente o menino [Calebe] demorou mais. Com a queda da casa, da estrutura, quebrou o clipe de gás. Ele aspirou muito gás embaixo desse entulho todo”, lembrou.
“Foi tudo conosco e com Deus, porque infelizmente Japeri é um município que não existe. Nem sequer me chega aqui uma Defesa Civil para coordenar a retirada das vítimas”, lamentou.
Na Chacrinha, a vítima foi uma mulher. Até a última atualização desta reportagem, não havia detalhes sobre a identificação dela e a circunstância da morte.
A Prefeitura de Japeri havia contabilizado 5 quedas de barreira, 4 deslizamentos e 7 desabamentos, com 40 desalojados, até a última atualização desta reportagem.
Houve ainda a morte de outra mulher em Barra do Piraí, no sul do RJ. Lá, a BR-393 (Rodovia Lúcio Meira) foi interditada após um trecho desabar. A via liga Barra Mansa a Além-Paraíba, passando por Volta Redonda.
Em Nova Iguaçu, o resgate de uma família no meio de uma enxurrada viralizou ainda na noite de quarta-feira
O auxiliar de logística Marcos Vinícius Vasconcelos, de 20 anos, se arriscou na correnteza para salvar mãe e filhas que estavam em um carro prestes a ser levado pela força da água. Ele voltava para casa.
Marcos correu até a porta do ônibus e prendeu a roda do carro com a perna. A mulher, de dentro do veículo, passou as duas filhas, gêmeas, pela janela. Em seguida, a mulher foi ajudada por Marcos a deixar o carro e a subir no ônibus. As imagens mostram que, imediatamente após o resgate, o veículo é levado pela correnteza.
Segundo Marcos Vinicius, o ônibus sofreu uma pane no motor por conta da água, e os passageiros ficaram aguardando outro coletivo chegar. Como ele estava a 20 minutos a pé de casa, ele preferiu seguir por conta própria.
Ao chegar em casa, Marcos se deparou com o imóvel cheio de água. A tia, que mora na casa ao lado, também teve perdas.
“Obrigado a todos que estão mandando mensagem, estou bem. Cheguei em casa e estou ajudando minha tia, botando meus móveis para o alto também. Depois de um dia desse, olha como está o quintal da minha tia, tudo alagado. Está tudo para o alto, mas Deus sabe das coisas”, escreveu ele.
*** Informações com ➡ G1
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.
Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:
➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui
➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui
SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂