Escrito por Igor Cavalcante, Ingrid Campos (Diário do Nordeste)
Filiado há pouco mais de um mês ao PSB, o senador cearense Cid Gomes garantiu que o arco de aliança liderado pelo PT e pelo PSB estará inabalável nas eleições para a Prefeitura de Fortaleza neste ano. O parlamentar, no entanto, defendeu que o grupo lance um candidato que não seja petista para disputar a cadeira hoje ocupada pelo prefeito José Sarto (PDT).
Desde que se filiou ao PSB — trazendo consigo seus aliados e alçando a sigla ao posto de maior do Estado em quantidade de prefeitos —, Cid tem defendido a tese de “compartilhamento de poder” na Capital.
Neste sábado (9/03/2024), o senador comandou uma nova onda de adesão à legenda, com cerca de 20 novos quadros, em um evento no Marina Park Hotel, que reuniu dezenas de lideranças políticas locais, entre deputados, prefeitos e vereadores.
Segundo ele, apesar de suas declarações defendendo que outra sigla lidera a chapa desse arco de aliança, a relação com o PT na Capital seguirá inquestionável. Os petistas têm avançado na definição de um nome da própria sigla para disputar a sucessão em Fortaleza. Nesta semana, o diretório municipal estabeleceu que a decisão correrá até 21 de abril.
(..) “Devemos ter aqui um candidato da situação, da Prefeitura, acho que dois candidatos no campo mais conservador e teremos o candidato de centro-esquerda, que deve ser resultado aí desse entendimento entre PT, PSB, PSD, MDB, Republicanos e PP”, acrescentou.
“COMPARTILHAMENTO DE PODER”
Reafirmada a aliança, Cid voltou a defender que o PT reveja a decisão de encabeçar a chapa.
O senador ponderou que “não é nada contra partido nenhum”, mas ressaltou que tentará “credenciar o PSB para que possa ter alternativas”. Cid também fez ressalvas à disputa interna do PT em torno dos cinco pré-candidatos: a deputada federal Luizianne Lins; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão; o presidente do PT Fortaleza, Guilherme Sampaio; a deputada estadual Larissa Gaspar; e o assessor especial do Governo do Ceará Arthur Bruno.
(..) “Eu penso que o nome deve ser consequência de um projeto — que é o que deve ser feito em primeiro lugar — e de um arco de partidos, por último (escolhe-se) o nome que melhor representa essas duas coisas. É assim que eu defendo que aconteça, pode ver meu histórico que o nome foi sempre escolhido ao final. Eu não gosto dessa tese de já colocar os nomes e depois procurar aglutinar pessoas porque acho que ninguém deve aglutinar pessoas em torno de nomes, a gente deve aglutinar em torno de propostas”, afirmou.
“Pelo meu gosto, já deveríamos estar discutindo Fortaleza, e o PSB está disponível para isso. A gente não apresenta uma candidatura do Chico porque acha que o Chico é melhor que o Manoel, precisamos comparar projetos, ver o que está acontecendo, se estiver tudo muito bem na Prefeitura de Fortaleza, qual é o sentido de ter uma candidatura de oposição? Eu penso que deve ter uma candidatura de oposição porque tem muito o que melhorar em Fortaleza, muito mesmo, portanto, é importante que a gente já vá fazendo o diagnóstico, torne essas coisas públicas, compare, veja como já foi no passado, o que avançou, o que fez para retroagir e proponha, assuma compromissos”, concluiu.
VEJA A LISTA DE NOVOS FILIADOS AO PSB:
- Vilmar Ferreira — Fundador e presidente da Aço Cearense
- Adriano Loureiro — Superintendente do Centro de Formação Olímpica (CFO).
- Henry Campos — Ex-reitor da UFC
- Zizi Lima — Líder comunitária do Bom Jardim
- Juarez Leitão — Escritor
- Dilson Pinheiro — Produtor cultural
- Bezerrinha — Jornalista
- Adriano Pinto — Ex. Sec. de Turismo
- Marcos Távora — Comunicador
- Alisson Lima — Líder comunitário
- Honório Pinheiro – Um dos fundadores e CEO da rede de supermercados Pinheiro
- Maurício Filizola – Ex-presidente da Fecomércio e fundador das Farmácias Santa Branca
- Milton Melo — Sindicato dos Supermercados
- Fábio Timbó — Sincofarma
- Raniere Leitão — Sincopece
- Ernani Rios – Sincamece
- Agenor Lopes – Sindgel
A cerimônia de filiação dos novos socialistas teve a presença do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira. Ele comentou sobre a conjuntura na Capital e a possibilidade da sigla lançar uma chapa. “É uma hipótese, mas é uma decisão daqui, do PSB de Fortaleza e do PSB de Ceará, não é uma decisão nacional (…) Nós sempre estamos defendendo candidaturas do PSB, agora, em muitas ocasiões temos que fazer alianças, mas, se puder ser do PSB, obviamente, é melhor”, disse.
O presidente da sigla no Ceará, Eudoro Santana, pai do ministro Camilo Santana (PT), reforçou a declaração de Cid de defender a manutenção da aliança no Estado.
(..) “O partido tem grandes nomes, nós temos gente para ser prefeito de Fortaleza com muito mais potencial do que qualquer partido, mas nós respeitamos o processo, porque nós queremos construir conjuntamente uma alternativa”, acrescentou Osmar Sá Ponte, presidente do PSB Fortaleza.
*** Informações com ➡ Diário do Nordeste
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.
Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:
➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui ➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂