Dezembro, janeiro e fevereiro são, historicamente, meses de chuva no Ceará – mas no próximo trimestre as águas podem vir em quantidade menor do que a esperada. O Estado tem 45% de probabilidade de chuvas abaixo da média na pré-estação, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
As condições desfavoráveis para as chuvas em todo o território se relacionam, principalmente, com a temperatura do Oceano Atlântico, que está mais alta no Hemisfério Norte e mais baixa no Sul, onde está o Ceará. Com o mar mais “frio” por aqui, os sistemas que favoreceriam chuvas no Estado devem se afastar.
“A grande quantidade de calor observada no Atlântico Norte pode não se dissipar até o início de 2025, e, nesse sentido, favorecer a posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mais ao Norte de sua posição média, ou seja, mais distante da costa nordestina”, pontua a nota técnica da Funceme.
A ZCIT é um dos principais sistemas indutores de chuvas no Ceará, e a temperatura do Oceano Atlântico é determinante para a formação de nuvens no Estado.
Em entrevista ao Diário do Nordeste, o pesquisador destacou ainda que a La Niña, fenômeno que resfria o Oceano Pacífico e favorece o aumento das chuvas no Ceará, “ainda não está configurada”.
Vasconcelos frisa que, “para os próximos 3 meses, existe a perspectiva de termos acentuação do frio no Pacífico (La Niña), mas algo rápido. Durante a estação chuvosa, já estaria normal”, pontua.
“É um ano difícil, que não temos algo bem definido nos oceanos. Na parte tropical, temos valores neutros. Mas no próximo trimestre, não apenas o nosso sistema de previsão como outros internacionais indicam o mesmo cenário.”
Quadra chuvosa de 2025
Além da previsão negativa para o período de dezembro a fevereiro, que representa a pré-estação de chuvas cearense, uma análise da Funceme para os primeiros meses da própria quadra chuvosa de 2025 indica poucas precipitações.
Ele explica que, a partir de fevereiro de 2025, “mesmo que tenhamos um Atlântico Norte ainda quente, teríamos uma La Niña fraca e curta, mas ainda existente”, fatores que, unidos, permitiriam um cenário de chuvas dentro da média.
“Os elementos que temos hoje, do Atlântico Tropical extremamente quente e a porção Central e Sul neutra, nos coloca o risco de termos um evento mais seco, abaixo da média, de dezembro a fevereiro. Mas para a estação (fevereiro a maio), uma precipitação ainda abaixo, mas muito próxima da neutralidade”, resume.
Para refinar as previsões, a Funceme já está utilizando o novo “supercomputador”, que possibilita o órgão de estudar dois modelos atmosféricos globais distintos e de atualizar as informações com maior frequência – principalmente diante do cenário de incertezas para o próximo ano.
“Ano passado nos ensinou sobre as incertezas, não só pelas mudanças do clima, mas a própria rapidez que o Atlântico muda. Elas vão ser refletidas nas probabilidades. Hoje o Atlântico está muito parecido com o ano passado, mas o Pacífico não”, avalia, referindo-se ao resultado da quadra chuvosa de 2024, que se opôs à seca prevista pela Funceme.
“Estamos preocupados com essa situação (tendência de poucas chuvas no Ceará), e vamos ficar atualizando essa informação climática sazonal à medida que as coisas forem avançando”, conclui Vasconcelos.
➡ ** Postagem: Virgínia Aragão Soares (Redação Aconteceu Ipu)
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.
Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:
➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui ➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂