A Polícia Federal deflagrou, na última terça-feira (19), a Operação Contragolpe, que cumpriu mandados de prisão preventiva contra cinco suspeitos, incluindo quatro militares do Exército e um policial federal. A ação ampliou as investigações sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado planejada para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vencedor das eleições de 2022. Entre os alvos das investigações estão o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ex-ministros de seu governo e figuras relevantes das Forças Armadas.
Quem foi preso e por quê?
Os presos preventivamente são:
Mário Fernandes, general da reserva e ex-secretário executivo da Secretaria-Geral da Presidência no governo Bolsonaro;
Hélio Ferreira Lima, tenente-coronel da ativa;
Rafael Martins de Oliveira, tenente-coronel da ativa;
Rodrigo Bezerra Azevedo, major da ativa;
Wladimir Matos Soares, policial federal.
As prisões foram decretadas para preservar a ordem pública e evitar a continuidade de possíveis planos golpistas. Segundo o ministro Alexandre de Moraes, autor da decisão, as detenções são justificadas pela gravidade das condutas e pela organização criminosa formada pelos investigados.
O que foi tramado?
As investigações revelaram que o grupo planejou assassinar o presidente Lula, o vice Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes (STF), como parte de uma tentativa de ruptura democrática. As reuniões começaram em novembro de 2022, logo após a derrota de Bolsonaro nas eleições, e foram realizadas em locais como a residência do general Walter Braga Netto, ex-candidato a vice de Bolsonaro, e imóveis oficiais do governo federal.
De acordo com a PF, o plano — apelidado de “Copa 2022” — incluía as seguintes etapas:
Execução de Lula e Alckmin: Utilização de envenenamento ou químicos letais, explorando vulnerabilidades de saúde.
Sequestro e assassinato de Moraes: Uso de artefatos explosivos ou veneno.
Criação de um gabinete de gestão de crise: A ser liderado pelos golpistas para consumar a ruptura democrática.
Bolsonaro participou da trama?
O ex-presidente Jair Bolsonaro é apontado como figura central na operação. A PF identificou que ele recebeu, analisou e editou documentos, como a chamada “minuta golpista”, e participou de encontros relacionados ao planejamento. Um dos documentos, intitulado “Punhal Verde e Amarelo”, foi impresso no Palácio do Planalto, durante um encontro com a presença de Bolsonaro.
Além disso, Bolsonaro teria se reunido com militares das Forças Especiais para avançar nas discussões sobre o golpe. Apesar de as investigações apontarem sua participação, Bolsonaro ainda não é formalmente acusado neste caso.
As próximas etapas
A Operação Contragolpe e sua antecessora, Tempus Veritatis, resultaram de provas obtidas com base na delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Com a conclusão do inquérito, os indiciamentos serão encaminhados ao Ministério Público. Caso a Procuradoria-Geral da República ofereça denúncias e estas sejam aceitas pelo Supremo Tribunal Federal, os investigados se tornarão réus, e o caso será julgado em processo criminal.
➡ Chegou em Ipu o consultório veterinário que realmente pensa no seu pet! Um lugar comprometido em proporcionar toda dedicação e cuidado que seu melhor amigo merece! ➡ Oferecemos atendimento 24 horas e em domicílio, produtos e medicamentos veterinários. Estamos localizados na rua Coronel Pedro Aragão, 1366, Centro, Ipu, Ceará. Nosso telefone para contato: ➡ (88) 99965-4115 Acompanhe nossas novidades, nos seguindo em nosso Instagram @dra.kamilasoaresvet.
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp. Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp:Tim (88) 9.9688-9008.ATENÇÃO:
➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui ➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique AquiSIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂
➡ Lembre-se: “Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência e construí-la pelo trabalho.” (Edson Queiroz)