Da Redação do Aconteceu Ipu
O Ministério da Saúde confirmou, nesta segunda-feira (9), a morte de uma criança de 1 ano e 3 meses no Ceará, causada pela infecção de uma ameba extremamente rara. Trata-se do segundo caso registrado no Brasil, sendo o primeiro em 1975, no estado de São Paulo. A criança foi vítima da Naegleria fowleri, uma ameba que provoca a meningoencefalite amebiana primária (PAM), uma doença grave e quase sempre fatal.
Infecção ocorreu por água sem tratamento
A contaminação foi atribuída ao uso de água proveniente de um açude que abastecia o assentamento onde a família vivia. Essa água era utilizada para o banho, sem passar por qualquer tratamento prévio. Segundo o Ministério da Saúde, análises laboratoriais confirmaram a presença da ameba tanto na água quanto no tecido cerebral da vítima.
“A água utilizada para o banho era proveniente de um açude que abastece o assentamento e não passava por tratamento, sendo retirada diretamente da torneira”, revelou o relatório ministerial.
No quintal da residência, foram encontrados diferentes recipientes para armazenamento de água, como cisterna e tambores, sendo que apenas a água da cisterna era tratada para consumo humano.
Como ocorre a infecção pela Naegleria fowleri?
A Naegleria fowleri é uma ameba de vida livre encontrada em águas doces quentes, como açudes, lagos e fontes termais. A infecção ocorre pela via nasal, quando a pessoa aspira ou inala a água contaminada. A partir das narinas, a ameba migra pelo nervo olfatório até o cérebro, causando a destruição do tecido cerebral e a inflamação que caracteriza a meningoencefalite.
- Não há risco por ingestão de água contaminada, apenas pela entrada da ameba pelo nariz.
- A doença não é transmissível de pessoa para pessoa.
Casos em todo o mundo estão frequentemente associados a banhos em corpos d’água não tratados, especialmente durante períodos de calor intenso.
Diagnóstico difícil e alerta nacional
A raridade da infecção torna o diagnóstico um desafio. Os sintomas iniciais, como febre, sonolência, irritabilidade e vômito, são comuns a outras doenças. No caso da criança cearense, a suspeita só surgiu após o óbito, confirmado por análises laboratoriais realizadas no Instituto Adolfo Lutz.
O secretário executivo de Vigilância em Saúde, Antonio Silva Lima Neto, destacou a importância da necrópsia para identificar a causa da morte.
“Esse caso passaria em branco se a família, de maneira muito acertada, não tivesse autorizado a necrópsia”, afirmou.
Diante da confirmação, o Ministério da Saúde emitiu um alerta de evento nacional, orientando sobre possíveis emergências em saúde pública relacionadas à ameba.
Medidas preventivas e investigação
Após a confirmação do caso, medidas emergenciais foram adotadas para prevenir novos episódios. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em parceria com a Prefeitura de Caucaia, ajustou o sistema de abastecimento de água, incluindo melhorias na cloração e filtragem.
“Rapidamente, foram feitas diversas reuniões e modificada a forma de abastecimento da água”, informou o secretário.
Ainda estão em andamento investigações para entender melhor as condições que favoreceram a proliferação da ameba no açude.
Alerta para a população
A morte da criança reacende o alerta sobre os riscos associados ao uso de água não tratada. Especialistas reforçam a necessidade de evitar o contato da água com o nariz em locais com histórico de contaminação e o uso de cloro para desinfecção de reservatórios.
A letalidade da meningoencefalite amebiana primária exige atenção tanto das autoridades de saúde quanto da população em geral, especialmente em áreas com recursos hídricos limitados.
*** Informações com ➡ Conteúdo G1
** Postagem: Virginia Aragão Soares
(Direto da Redação do Aconteceu Ipu)
➡ Chegou em Ipu o consultório veterinário que realmente pensa no seu pet! Um lugar comprometido em proporcionar toda dedicação e cuidado que seu melhor amigo merece! ➡ Oferecemos atendimento 24 horas e em domicílio, produtos e medicamentos veterinários. Estamos localizados na rua Coronel Pedro Aragão, 1366, Centro, Ipu, Ceará. Nosso telefone para contato: ➡ (88) 99965-4115 Acompanhe nossas novidades, nos seguindo em nosso Instagram @dra.kamilasoaresvet.
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp. Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.ATENÇÃO:
➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui ➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂