O ex-ministro-chefe da Casa Civil e candidato à vice-presidência na chapa de Jair Bolsonaro em 2022, Walter Braga Netto, foi preso pela Polícia Federal nesta sexta-feira. O general da reserva é um dos 36 indiciados pela PF no inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado. Braga Netto foi detido em Copacabana, no Rio de Janeiro, e será encaminhado ao Comando Militar do Leste, onde ficará sob custódia do Exército.
Segundo informações do jornal O Globo, a operação incluiu um mandado de prisão preventiva, dois mandados de busca e apreensão, além de uma medida cautelar. Em nota, a Polícia Federal afirmou que as ações visam coibir a interferência na produção de provas no curso da instrução processual penal.
O papel de Braga Netto no golpe
Investigações recentes apontaram o envolvimento de Braga Netto em reuniões onde foram discutidos planos de militares para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Tais encontros teriam ocorrido na residência do general.
Antes de sua prisão, outros quatro militares já haviam sido detidos em novembro pela Polícia Federal, acusados de participação no plano para matar o presidente Lula e outros líderes, na esteira da tentativa de golpe de Estado planejada no Palácio do Planalto.
Documentos e a “Operação 142”
Entre os documentos apreendidos pela PF está o plano intitulado “Operação 142”, encontrado no gabinete de um assessor de Braga Netto. O material detalhava os passos para a execução do golpe de Estado, usando uma interpretação distorcida do artigo 142 da Constituição Federal para justificar ações antidemocráticas.
“O documento demonstra que Braga Netto e seu entorno tinham clara intenção golpista, com o objetivo de subverter o Estado Democrático de Direito”, aponta o relatório de indiciamento da Polícia Federal.
Repercussão e próximos passos
A prisão de Braga Netto marca mais um avanço nas investigações sobre a tentativa de golpe que ameaçou a democracia brasileira. A custódia do general pelo Exército está sendo acompanhada de perto, enquanto novas ações da PF continuam em andamento para desmantelar redes de apoio a atos antidemocráticos.
➡ Chegou em Ipu o consultório veterinário que realmente pensa no seu pet! Um lugar comprometido em proporcionar toda dedicação e cuidado que seu melhor amigo merece! ➡ Oferecemos atendimento 24 horas e em domicílio, produtos e medicamentos veterinários. Estamos localizados na rua Coronel Pedro Aragão, 1366, Centro, Ipu, Ceará. Nosso telefone para contato: ➡ (88) 99965-4115 Acompanhe nossas novidades, nos seguindo em nosso Instagram @dra.kamilasoaresvet.
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp. Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp:Tim (88) 9.9688-9008.ATENÇÃO:
➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui ➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique AquiSIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂
➡ Lembre-se: “Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência e construí-la pelo trabalho.” (Edson Queiroz)