Da Redação do Aconteceu Ipu
Novos Nomes na Lista de Indiciados
A Polícia Federal (PF) indiciou mais quatro ex-diretores e coordenadores da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no âmbito das investigações sobre as tentativas de impedir o deslocamento de eleitores no Nordeste durante o segundo turno das eleições de 2022. A informação foi revelada por Aguirre Talento, do UOL, e confirmada pela coluna. Entre os indiciados estão:
- Luis Carlos Reischak Jr. – ex-diretor de Inteligência da PRF e ex-superintendente no Rio Grande do Sul;
- Rodrigo Cardozo Hoppe – ex-coordenador de Inteligência;
- Djairlon Henrique Moura – ex-diretor de Operações;
- Adiel Pereira Alcântara – ex-coordenador de Inteligência.
Além deles, foi indiciado Bruno Nonato dos Santos Pereira, ex-coordenador de Inteligência e Contrainteligência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Acusações Formais
Os indiciados enfrentam acusações pelos seguintes crimes:
- Desobediência;
- Prevaricação;
- Restrição ao exercício do direito de voto;
- Tentativa de abolição do Estado democrático de Direito.
O Esquema e as Ordens Ilegais
Segundo as investigações, a cúpula da PRF – à época liderada por Silvinei Vasques e subordinada ao ministro da Justiça, Anderson Torres – teria ordenado a realização de operações para dificultar o deslocamento de eleitores que votariam no então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O objetivo, segundo a PF, seria beneficiar o então presidente Jair Bolsonaro (PL).
Denúncias e Resposta do TSE
No dia 30 de outubro de 2022, diversas denúncias apontaram que blitze da PRF estavam dificultando o deslocamento de eleitores, principalmente no Nordeste. Em resposta, o então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, pediu explicações a Silvinei Vasques. Este alegou que as operações tinham como objetivo reforçar a segurança no dia do pleito. No entanto, dados da PF mostram que o efetivo da PRF no Nordeste foi maior do que nas demais regiões do país, assim como o número de ônibus parados para fiscalização.
. Indiciamentos Anteriores
Em agosto de 2024, Anderson Torres e Silvinei Vasques já haviam sido indiciados pela PF por sua participação nas ações ilegais da PRF no segundo turno das eleições de 2022. Outros quatro policiais federais também foram indiciados sob suspeita de terem restringido ou dificultado, com emprego de violência física ou psicológica, o exercício dos direitos políticos dos eleitores. Esses policiais são:
- Alfredo de Souza Lima Coelho Carrijo;
- Fernando de Sousa Oliveira;
- Leo Garrido de Salles Meira;
- Marília Ferreira de Alencar.
Consequências Legais
A pena para os crimes apontados pode variar de 3 a 6 anos de reclusão, somada a multas e às penas correspondentes às violências aplicadas. A PF continua apurando os detalhes das operações e a extensão das responsabilidades dos envolvidos.
O Futuro das Investigações
As apurações da PF revelam uma tentativa preocupante de influência sobre o processo eleitoral, destacando a necessidade de maior transparência e responsabilização das instituições públicas. A evolução do caso será acompanhada de perto pela opinião pública e pelas autoridades competentes
*** Informações com ➡ Conteúdo Metrópoles
** Postagem: Virginia Aragão Soares
(Direto da Redação do Aconteceu Ipu)
➡ Chegou em Ipu o consultório veterinário que realmente pensa no seu pet! Um lugar comprometido em proporcionar toda dedicação e cuidado que seu melhor amigo merece! ➡ Oferecemos atendimento 24 horas e em domicílio, produtos e medicamentos veterinários. Estamos localizados na rua Coronel Pedro Aragão, 1366, Centro, Ipu, Ceará. Nosso telefone para contato: ➡ (88) 99965-4115 Acompanhe nossas novidades, nos seguindo em nosso Instagram @dra.kamilasoaresvet.
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp. Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.ATENÇÃO:
➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui ➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂