Comissão de Ética do PSB notifica Braguinha e Bebeto, prefeitos preso e foragido

POLÍTICA
Oferecemos atendimento 24 horas e em domicílio, produtos e medicamentos veterinários. Estamos localizados na rua Coronel Pedro Aragão, 1366, Centro, Ipu, Ceará. Nosso telefone para contato: (88) 9,9965-4115. Acompanhe nossas novidades, nos seguindo em nosso Instagram @dra.kamilasoaresvet

Por: Afrânio Soares (Aconteceu Ipu)

Nova Comissão e Notificações

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) criou uma Comissão de Ética para examinar as condutas de dois prefeitos afastados: Braguinha, de Santa Quitéria, e Bebeto Queiroz, de Choró. A comissão, composta pela secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França, o ex-deputado federal Denis Bezerra e Elias José – também integrante da executiva estadual do PSB –, recebeu, na última quarta-feira (19), um conjunto de perguntas relacionadas às denúncias que envolvem ambos os casos. Enquanto Braguinha foi notificado diretamente, Bebeto Queiroz recebeu a comunicação por meio de terceiros, dado que o mesmo continua foragido.

Braguinha em Santa Quitéria: Prisão e Acusações

José Braga Barrozo, conhecido como Braguinha, prefeito reeleito de Santa Quitéria – município localizado a aproximadamente 223,46 km de Fortaleza – foi preso em 1º de janeiro, momentos antes de assumir o cargo. A prisão ocorreu em cumprimento de um mandado preventivo expedido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Além disso, foi decretada uma busca e apreensão na residência do prefeito, que atualmente cumpre prisão domiciliar. O Ministério Público Eleitoral (MPE) o acusa de ter vínculos com a facção criminosa Comando Vermelho, que supostamente intimidou eleitores, candidatos e funcionários da Justiça Eleitoral durante as eleições do ano passado.

Bebeto Queiroz em Choró: Investigações e Fuga

O caso de Bebeto Queiroz, prefeito de Choró, tem contornos distintos. Ele foi alvo de duas operações: uma conduzida pela Polícia Federal, que investiga a compra de votos nas eleições municipais, e outra pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), que apura irregularidades em contratos de prestação de serviços de abastecimento dos veículos da Prefeitura. Detido por 10 dias no final de 2024, Bebeto foi liberado após o término do prazo para prisão temporária e, desde janeiro, encontra-se foragido. Além disso, investigações da Polícia Federal apontam a participação do deputado federal Júnior Mano – recém-filialdo ao PSB – em um esquema que envolveria recursos oriundos de emendas parlamentares. O inquérito, bem como o pedido de revogação da prisão preventiva de Bebeto, foram encaminhados ao Supremo Tribunal Federal, considerando o foro privilegiado do parlamentar.

Prazos e Perspectivas Internas

Ambos os prefeitos têm um prazo de dez dias para apresentar suas defesas e esclarecimentos sobre os fatos denunciados. Após esse período, a executiva do PSB avaliará as respostas e decidirá sobre as medidas a serem adotadas, podendo inclusive resultar na expulsão dos investigados do partido. A medida demonstra a preocupação interna do PSB em preservar a integridade ética da legenda e reforça o compromisso com a transparência e a responsabilidade política.

Impactos e Reflexões no Cenário Político

Os casos de Braguinha e Bebeto Queiroz reacendem o debate sobre a influência de práticas ilícitas na política local. Enquanto as acusações apontam para o uso de artifícios e pressão por parte de organizações criminosas, as investigações sobre irregularidades eleitorais e contratos públicos evidenciam a necessidade de um rigor maior no controle e na fiscalização das ações de gestores públicos. A atuação da Comissão de Ética do PSB pode servir de precedente para que partidos políticos adotem medidas similares em busca de maior credibilidade e responsabilidade em meio a um cenário de intensas disputas eleitorais e desafios institucionais.

Esta iniciativa reflete não apenas a busca por respostas sobre os casos em questão, mas também um esforço mais amplo para fortalecer a confiança da sociedade nas instituições políticas e nos mecanismos de controle interno dos partidos.

*** Informações com ➡ Conteúdo O POVO

** Postagem: Virginia Aragão Soares

(Direto da Redação do Aconteceu Ipu)

Cuide da Sua Visão com a Ótica Redenção! 👓 Se você está com problemas na visão, a Ótica Redenção é a sua melhor opção! 📍 Localizada no Centro Comercial de Ipu, oferecemos atendimento especializado todas as sextas-feiras. 📅 Agende sua consulta agora mesmo! 📲 WhatsApp: (85) 9.9998-2799 📍 Endereço: Rua Padre Corrêa, 1218 – Centro, Ipu. 🎯 Aproveite Nossas Promoções Especiais! ✅ Troque seu óculos velho e ganhe R$ 150,00 de desconto na compra de um novo!Pagamento no cartão? Ganhe 10% de desconto e ainda parcele em até 10x sem juros! 👁️ Ótica Redenção – Cuidando da sua visão com qualidade e economia!

➡ Chegou em Ipu o consultório veterinário que realmente pensa no seu pet! Um lugar comprometido em proporcionar toda dedicação e cuidado que seu melhor amigo merece! ➡ Oferecemos atendimento 24 horas e em domicílio, produtos e medicamentos veterinários. Estamos localizados na rua Coronel Pedro Aragão, 1366, Centro, Ipu, Ceará. Nosso telefone para contato: ➡ (88) 99965-4115 Acompanhe nossas novidades, nos seguindo em nosso Instagram @dra.kamilasoaresvet.

Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp. Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.ATENÇÃO:

➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui ➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂

➡ Lembre-se: “Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência e construí-la pelo trabalho.” (Edson Queiroz)