
Da Redação do Aconteceu Ipu
O deputado federal Gilvan da Federal (PL-ES), conhecido por suas atitudes agressivas, linguagem vulgar e comportamento excêntrico — como o hábito de circular pelo Congresso com uma bandeira do Brasil no ombro — está no centro de mais uma crise política. Desta vez, ele pode ser suspenso do mandato após ataques misóginos e ofensivos à ministra Gleisi Hoffmann, durante sessão da Comissão de Segurança Pública da Câmara, na última terça-feira (29/04/2025).
Insultos desconexos provocaram reação inédita da Câmara
Durante a sessão, Gilvan desferiu insultos contra a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, referindo-se a ela com termos grosseiros e sexualmente depreciativos, sem qualquer relação com o tema em debate. O comentário surgiu após um embate com o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), companheiro de Gleisi, que o chamou de “desqualificado” por sua conduta desrespeitosa e tumultuada.
Mesa Diretora da Câmara pede suspensão do mandato
Diante da gravidade das declarações, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, com apoio do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), apresentou formalmente um pedido de suspensão cautelar do mandato de Gilvan da Federal. O documento classifica o comportamento do deputado como “incompatível com a dignidade do mandato” e ofensivo à honra do Parlamento e de outras autoridades públicas.
O caso deve ser analisado pela Comissão de Ética em até três dias úteis. Caso o prazo não seja cumprido, o pedido irá diretamente ao plenário para votação.
Isolamento político e possível cassação à vista
Nem mesmo membros do PL ou do Centrão, normalmente coniventes com excessos da extrema direita, se manifestaram em defesa de Gilvan. A conduta do deputado foi repudiada nos bastidores da Câmara, e um processo de cassação deve ser aberto nos próximos dias.
Se a suspensão for aprovada, Gilvan poderá ficar até seis meses afastado do mandato. Durante esse período, o processo de cassação tramitará, podendo resultar na perda definitiva de seu cargo parlamentar.
A ruptura de um limite institucional
O caso marca um divisor de águas na relação entre o bolsonarismo e as instituições democráticas. Pela primeira vez, a Mesa Diretora da Câmara reage de forma dura e pública a um ataque verbal vindo de um dos representantes mais radicais da base bolsonarista. A escalada de ofensas, truculência e desprezo pelo decoro parlamentar parece ter encontrado um limite.
** Tags:
#GilvanDaFederal 👍 #GleisiHoffmann 👍 #CâmaraDosDeputados 👍 #DecoroParlamentar 👍 #Misoginia 👍 #Bolsonarismo 👍 #PolíticaBrasileira 👍 #Suspensão 👍 #Cassação
*** Informações com ➡ Conteúdo Henrique Rodrigues/Forum
** Postagem: Virginia Aragão Soares
(Direto da Redação do Aconteceu Ipu)

➡ Chegou em Ipu o consultório veterinário que realmente pensa no seu pet! Um lugar comprometido em proporcionar toda dedicação e cuidado que seu melhor amigo merece! ➡ Oferecemos atendimento 24 horas e em domicílio, produtos e medicamentos veterinários. Estamos localizados na rua Coronel Pedro Aragão, 1366, Centro, Ipu, Ceará. Nosso telefone para contato: ➡ (88) 99965-4115 Acompanhe nossas novidades, nos seguindo em nosso Instagram @dra.kamilasoaresvet.
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp. Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.ATENÇÃO:
➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui
➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui
SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂