Ministro Lewandowski vota para que militares sejam julgados pela justiça comum em crimes civis

OUTRAS NOTÍCIAS

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi o quinto magistrado a votar na ação que pode acabar com o privilégio dos militares de serem julgados pela Justiça Militar mesmo quando cometem crimes como civis.

Em seu voto, Lewandowski diz que “a norma questionada cria uma espécie de hipótese de foro por prerrogativa de função [o foro privilegiado]” e que esse privilégio não deve abranger os militares que cometem crimes fora de ações estabelecidas na Constituição como atribuições das Forças Armadas.

“Esta Suprema Corte já decidiu que só o texto constitucional pode elencar os agentes públicos que gozam de tal privilégio”, justifica o ministro. O STF já decidiu que militares não têm foro privilegiado.

Assim os casos só iriam para a Justiça Militar se os crimes fossem cometidos na “defesa da Pátria, na garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”.

A decisão pode definir, por exemplo, o destino no julgamento de militares presos durante os atos terroristas no dia 8 de janeiro.

Com o voto de Lewandowski, o placar está 3 a 2 pró-militares, que perambularam pelos corredores da corte de “bota e uniforme” para tentar “garantir o privilégio”, segundo um ministro ouvido por Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo.

Além de Lewandowski, Edson Fachin votou pelo fim do privilégio. Já Marco Aurélio Mello – que se aposentou – Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes votaram para manter o julgamento de militrares na justiça específica, mesmo que os crimes sejam cometidos em atos civis.

O julgamento, feito no plenário virtual, termina na próxima sexta-feira (17).

*** Informações com ➡ Revista Fórum 

A direção do Texas Country, Buffet e Restaurante avisa aos seus clientes, amigos e visitantes que está funcionando no expediente de terça a domingo, com todos os serviços de lazer com banho de piscina, restaurante, bar, Buffet completo, inclusive com comidas típicas do nordeste, além de passeio a cavalo.

Outro serviço que estamos ofertando é o espaço físico do ambiente para festas, aniversário e casamentos em geral. Contato pelos telefones: (88) 9.9995-9695 e (88) 9.9996-5639, falar com Paulo e Anderson no Bairro Pereiros próximo a Escola Profissionalizante de Ipu. Desde já agradecemos o apoio e a participação de todos. Siga e compartilhe de maiores detalhes das atividades do Texas Country no site Portal de Notícias Aconteceu Ipu e nas redes sociais. Muito obrigado.

Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.ATENÇÃO:

➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui ➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Entretenimento – Clique Aqui SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂

➡ Lembre-se: “Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência e construí-la pelo trabalho.” (Edson Queiroz)