A médica veterinária Samara L. Baum, que espalhou uma notícia falsa sobre a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul (RS) para atacar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pediu desligamento da Organização Não Governamental (ONG) que presidia, a Unidos Pelos Animais (UPA), de Sarandi.
A informação foi compartilhada pela própria ONG em publicação feita através de seu perfil oficial no Instagram. No comunicado, a entidade ainda desmente sua agora ex-presidente, dizendo todas as doações recebidas em Sarandi foram encaminhadas para as regiões atingidas pelas enchentes.
VEJA TAMBÉM ➡ Mulher que propagou fake news sobre a tragédia no Sul se desculpa, mas será investigada pela PF; Assista Vídeo
Isso porque no último domingo (10), através de vídeo difundido nas redes sociais, Samara, se apresentando como presidente da ONG, havia dito que os donativos para a população atingida pelas enchentes no estado “só seriam entregues na presença” do presidente Lula.
“Recebemos a informação de que não vai ser liberado alimentos (SIC) para serem feitos a doação porque eles têm que aguardar o presidente Lula chegar aqui em Lajeado para fazer foto e vídeo e publicação em cima das doações”, havia dito a veterinária, que depois gravou vídeo desmentindo a própria declaração, provavelmente temendo a Polícia Federal (PF), que foi acionada após a fake news se espalhar.
Cobrada com relação ao assunto, a ONG Unidos Pelos Animais informou em nota que Samara Baum “solicitou voluntariamente seu desligamento da ONG e dispensa de sua função de responsável técnica veterinária no projeto do ‘castramovel’ municipal, a fim de não prejudicar as atividades da entidade, tendo em vista que o vídeo veicula opinião unicamente da presidente e não da ONG e seus demais membros“.
Na sequência, a organização desmente a informação compartilhada por sua agora ex-presidente de que havia impedimento para fazer doações aos atingidos pelas enchentes sem a presença de Lula.
“Todas as doações recebidas em Sarandi foram devidamente encaminhadas para a região atingida pelas enchentes e distribuídas aos necessitados”, diz a nota.
Além de divulgar o comunicado, a ONG Unidos Pelos Animais, segundo a streamer e servidora pública Marina Mamede, que vem acompanhado o caso, apagou todas as fotos e vídeos com Samara Baum de seu perfil no Instagram e restringiu os comentários nas publicações.
FOFOCA INSTITUCIONAL DA ANTI QUERIDA DE LAJEADO – Parte 2
Não satisfeita com trazer a capivara da Samara, temos desdobramentos:
A ONG soltou nota dizendo que a anti querida se desligou, apagaram todos os vídeos e fotos que ela aparecia, fecharam todos os comentários,… pic.twitter.com/WBOgtpUPkG
— Marina Mamede (@euMarinaMamede) September 12, 2023
PF abre investigação contra veterinária
Após os ministros da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, e da Justiça, Flávio Dino, anunciarem que acionariam a Polícia Federal (PF) para investigar a disseminação de notícias falsas sobre a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul, a corporação confirmou que já trabalha em uma investigação sobre o caso.
À Fórum, a assessoria de imprensa da PF informou que foi instaurada uma investigação preliminar em Passo Fundo (RS) para apurar a conduta da médica veterinária Samara L. Baum, presidenta da ONG Unidos Pelos Animais (UPA) de Sarandi (RS), que havia dito que os donativos para a população atingida pelas enchentes no estado “só seriam entregues na presença” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A fake news foi compartilhada em massa por bolsonaristas, entre eles o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), que apagou as publicações mentirosas após saber que a PF havia sido acionada para apurar o caso. Fórum apurou que, no caso do parlamentar, uma outra investigação deve ser aberta.
*** Informações com ➡ Revista Fórum
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.
Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:
➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui
➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui
SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂